17 de março de 2008

Seja a pessoa certa

Esse post eu fiz especialmente para a comunidade "Manual da mulher resolvida". Como eu sei que nem todo mundo gosta de acessar orkut, resolvi trazer pra cá também, mas com pequenas modificações.

Vejo muita gente por aí reclamando de que ainda não encontrou a pessoa certa. Mas o que diabos seria a pessoa certa? Para que serviria essa pessoa? Onde encontra-la?

A pessoa certa seria aquela que satisfaria nossas necessidades, que nos daria a segurança de um relacionamento estável ou mais ainda aquela em que poderíamos simplesmente despejar tudo que sentimos. Seria esse o modelo de pessoa certa para nós?

Absolutamente, não!

Você pode andar anos e anos procurando essa tal pessoa certa. Até que um dia vai se dar conta de que ela não existe. É dura a realidade, mas não existe uma pessoa certa para nós. Não existe uma pessoa que nos agrade a todo momento. Não existe alguém que esteja 24 horas do dia todo ao nosso dispor. Muito menos alguém que cujos atributos se acoplam perfeitamente com todos os nossos desejos, hábitos, vícios e peculiaridades.

Se dando conta de que não há como encontrar uma pessoa certa, por que não invertemos essa lógica e nos tornamos nós mesmos essa pessoa? É. Você que está sentado aí achando que eu fumei um baseado antes de escrever isso, que tal se tornar a pessoa certa para alguém?

Mas como eu poderia fazer isso, já que não acho ninguém que seja parecido comigo?

Ei gatxinho! Tipo assim, que tal ser a pessoa certa pra mim?

O mundo é feito de escolhas. E nós podemos fazer as nossas. Você quer viver no mundo, agindo como um mendigo que vai a algum lugar em busca de sugar algo, de pegar algo das pessoas, de sempre ganhar, ou você quer assumir uma postura aguerrida perante a vida, onde oferece mais do que recebe?

É. Essa é a resposta para nossos problemas. Quando agimos como um mendigo, perguntamos ao mundo o que ele tem a nos oferecer. Agindo assim, você espera que suas necessidades sejam saciadas, que seus amigos o apóiem, que a vida te traga as coisas. Quando não acontece exatamente como você esperava, a frustração é inevitável.

Agindo com uma postura aguerrida de um lutador, você não espera nada de ninguém. É como se você se perguntasse o que tem a oferecer ao mundo. Você não cria expectativas, você não faz planos mirabolantes e não faz as coisas querendo reconhecimento e gratidão. Apenas faz, sem esperar nada em troca. Nossa felicidade vem desse processo de alimentação da felicidade dos outros.


Agora o ponto em que eu quero chegar. Quando você age como um lutador, você automaticamente adota uma postura do oferecer. É exatamente nesse ponto em que você se tornará a pessoa certa para alguém. Uma boa metáfora para explanar melhor: se estiver em dúvida entre duas pessoas, não escolha a mais engraçada, mas a que ri de suas piadas. Em vez de ficar esperando por alguém inteligente, apenas distribua sua inteligência para qualquer um. Ou seja, não escolha a que tem mais a lhe proporcionar, e sim aquela que mais pode se beneficiar com o que você tem a oferecer.

Seja a pessoa certa, sem esperar resultados ou retribuições de qualquer tipo.

Nenhum comentário: